
Após as divergências sobre requerimento do vereador braçonortense, entidade esclarece repasses do Estado e União
O Requerimento Nº. 036/2010 do vereador Cléber Silva (PP), que solicitou esclarecimentos sobre os repasses recebidos do Estado e da União ao Hospital Santa Terezinha, foi esclarecido na manhã de quarta-feira (30/06) na própria sede da entidade pela administradora responsável, Maria Celir Tenfen (Zê). Silva foi recebido por Zê, na qual discutiram diversos assuntos relacionados aos recursos recebidos (carimbados) e aplicados.
A administradora, inclusive, colocou-se a disposição às dúvidas e pedidos do vereador, como cópia de ata da reunião do conselho, cópia do projeto de construção do novo HST, sobreaviso médico, plantão 24 horas, declaração negando atendimento do SUS por parte de pacientes, implantação da Unidade de Terapia Intensiva - UTI, e aquisição de ambulância com UTI móvel. Por mais de duas horas, a realidade financeira do órgão foi discutida entre os mesmos e muitas dúvidas foram esclarecidas por parte do HST.
No mesmo dia, o vereador também recebeu informações da Secretaria de Estado da Saúde sobre repasses para aquisição de equipamentos e materiais permanentes, no valor de R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais). E os R$300.000,00 (trezentos mil reais) para a elaboração do projeto da nova unidade física do HST, e outros. Todos protocolados em maio através do OFÍCIO/CMBN/VCS: Nº.012/2010, junto ao gabinete do Deputado Estadual Joares Carlos Ponticelli (PP) em Florianópolis.
“Temos a função fiscalizar em favor do cidadão, por isso vou manter tal postura. Estar atento aos rumos da entidade (HST), que num primeiro momento, tentou negar as informações, mas em seguida, abriu suas portas para o esclarecimento. É essa transparência que eu e a sociedade queremos, mostrando deste modo onde são aplicados os recursos advindos dos nossos impostos, e o comprometimento de cada governante com a saúde de sua gente”. Esclareceu Cléber Silva.