segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projetos para micro negócios podem ser implantados


A visita ao oeste catarinense promovida pela Epagri há menos de duas semanas, pode ser aproveitada para valorizar o micro-negócio da região. É o que espera o secretário de Agricultura, Cléber Manoel da Silva que acompanhou as visitas a três municípios.

O grupo esteve em Concórdia, Jaborá e Presidente Castelo Branco, onde o projeto de cooperativa que reúne pequenos produtores é sucesso. Até a implantação das cooperativas, a cultura é praticamente de subsistência, onde as propriedades produzem apenas para consumo. Isso porque competir com grandes produtores prejudicava a venda.

De acordo com a experiência adquirida, Cléber explica que unidos através de associação, os produtores conseguem reunir a produção e competir em preço e qualidade com grupos maiores. “São muitos associados e eles criaram um único rótulo para venda dos produtos. O lucro é dividido proporcionalmente ao que é produzido. O método tem dado certo e pode ser implantada em nosso município”, destaca.

O secretário informa que no retorno das férias, começará a programar reuniões com grupos de micro-produtores rurais na tentativa de desenvolver o trabalho cooperado. Ele também ressalta que o programa SC Rural, substituto do Microbacias deve contribuir. “Além de produzir, as famílias rurais podem explorar o turismo rural. Este apoio técnico é dado pela Epagri e pode ter continuidade com bons resultados”, afirma.