sexta-feira, 23 de julho de 2010

Falta de UTI’s preocupa Silva


Em visita a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, na quarta-feira (21/07), o vereador braçonortense Cléber Silva (PP) protocolou junto ao gabinete do deputado Joares Ponticelli (PP), documento reivindicando melhorias nas condições de atendimento dos serviços na área da saúde para Braço do Norte e região.
Apresentou para Ponticelli o que vem acontecendo com os pacientes das famílias braçonortenses e região que precisam do Sistema Único de Saúde – SUS na hora de urgências e atendimentos de grandes complexidades, “... ao que tudo indica, o SUS possui recursos somente para atender ‘dores de barriga’ da população, mas quando é pra salvar a vida de fato falta o atendimento...”. Indignado com situação, o vereador foi além, expondo incidentes que aconteceram em menos de uma semana.
“Apenas em uma semana foram quatro casos de acidentes cardiovasculares (infarto), sem conseguir cardiologista (SUS) em Braço do Norte, e vagas em Tubarão, Araranguá, Criciúma e Florianópolis, somente em Joinvile houve vaga, mas o paciente não agüentava o percurso, obrigando a família realizar a cirurgia numa Clinica particular de Tubarão, ou seja, com despesa aproximada de R$30 mil reais, onde vamos parar?”. Desabafou Silva ao deputado Joares Ponticelli (PP).
Ponticelli, por sua vez, disse que a saúde está nesta situação em todo o estado de Santa Catarina. “Precisamos tomar medidas urgentes e ampliar os serviços de saúde em todo o estado, estamos parados no tempo, as demandas regionais são muito maiores do que os serviços disponibilizados, temos obrigatoriamente que oferecer melhores condições no atendimento, como, por exemplo, ampliar as Unidades de Tratamento Intensivos (UTI)... estou cobrando isso por vários anos do governo (LHS), mas nenhum resultado foi demonstrado ainda”. Argumentou o deputado do PP.